Benefícios do pão integral para a saúde em 17/02/2021

Benefícios do pão integral para a saúde

O pão, alimento sagrado que abastece povos há séculos, traz inúmeros benefícios para a saúde. Em sua versão integral, então, possui ainda mais nutrientes, vitaminas e minerais e maior teor de fibras, proporcionando uma digestão mais lenta e sensação de saciedade por mais tempo.

Um estudo da Escola Friedman de Ciências da Nutrição da Universidade de Tufts, em Boston, nos Estados Unidos, sugere que a substituição de grãos refinados por integrais na dieta aumenta a perda de calorias durante a digestão e acelera o metabolismo. Segundo os resultados da pesquisa, publicada no American Journal of Clinical Nutrition (linkar fonte), ainda diz que a substituição ajuda a emagrecer tanto quanto uma caminhada leve. Mas há ainda mais benefícios no consumo do pão integral. E muitos tipos de pães integrais a serem saboreados! Confira e escolha o seu!

Benefícios do pão integral

O pão integral regula o trânsito intestinal com a ação de suas fibras, carboidratos resistentes à digestão que colaboram para a prevenção de doenças como constipação, diverticulite e até mesmo câncer de intestino, cólon e reto. As fibras também auxiliam no controle do índice glicêmico e na sensibilidade à insulina, já que a digestão lenta faz com que os carboidratos sejam absorvidos lentamente em forma de glicose, ocorrendo a liberação gradual do açúcar no sangue. Nutricionistas recomendam a ingestão de 30 gramas de fibras por dia – duas fatias de pão integral dão conta de 10g dessa quantidade. Os integrais também aceleram o metabolismo.

Escolhendo o seu pão integral

O pão de centeio integral auxilia muito no bom andamento do intestino. A aveia, quando acrescida ao pão integral, ajuda na redução do colesterol ruim, o LDL.

Aqui no Panifício Mallet contamos com vários produtos integrais em nossa cartela de pães. Acrescidos de quínoa e linhaça, que possuem magnésio, vitaminas do complexo B, ferro e potássio. Com chia, que tem Ômega 3 e Ômega 6, antioxidantes, fibras e proteínas que protegem o organismo de doenças cardiovasculares. E o bem tradicional, com centeio.

Dica: sanduíche de pão integral

Um bom sanduíche de pão integral, além de delicioso, pode até substituir uma refeição ou servir de lanche reforçado. O ideal é priorizar alimentos com proteínas magras na hora de rechear o sanduíche. Queijos brancos, pastas de soja, cream cheese e requeijão light são boas opções para dar a liga. Ovos cozidos, frango desfiado, atum e salada complementam a receita de um sanduíche gostoso, prático de ser feito e excelente para a saúde!

Outros Posts